Regulamento

CORRIDA DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

 

 REGULAMENTO GERAL

 

Data: 10/12/2023

Horário: 08h00

Local da largada: No canteiro central da Av. Infante Don Henrique, em frente à pista de aeromodelismo

Distâncias: 5Km e 10 Km

Duração máxima da corrida (tempo de corte): 3 horas

Canal oficial de comunicação do evento: corrida@seaerj.org.br

 

PARTICIPANTES

 

Pessoas de ambos os sexos, regularmente inscritas, subdivididas nos seguintes grupos:

 

Grupo 1) Sócios da SEAERJ

Devidamente matriculados na instituição e com suas obrigações estatutárias em dia.

 

Grupo 2) Profissionais CREA/CAU

Profissionais com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA-RJ ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo CAU-RJ.

Obs: É indispensável a apresentação da carteira de registro junto à respectiva instituição para a retirada do kit.

 

Grupo 3) Estudantes de engenharia, agronomia, geologia, geografia, meteorologia e arquitetura.

Cursos das profissões regulamentadas pelo CREA-RJ e CAU-RJ

Obs: É indispensável a apresentação de comprovante de matrícula, carteira de estudante ou declaração da instituição de ensino para a retirada do kit.

 

Grupo 4) Pessoas com deficiência – PCD

Categoria especial e exclusiva para PCD, independentemente da categoria profissional ou vínculo associativo.   

Grupo 5) Público geral

Todos que não se enquadrarem nos grupos anteriores

 

PREMIAÇÃO

 

  • Serão premiados com troféus específicos de cada grupo os 3 (três) primeiros colocados nas categorias masculino e feminina. Todos que completarem o percurso da prova receberão uma medalha de participação com inscrição alusiva à corrida e a data do evento.

 

KIT DE COMPETIÇÃO

  • Cada competidor receberá um kit do atleta composto de: 1 camiseta, 1 sacochila, 1 número de peito e 1 chip descartável.
  • Todos os kits deverão ser retirados na sede da SEAERJ – Rua do Russel, nº 1 – Glória. Nessa ocasião, deverão ser apresentados os documentos comprobatórios de enquadramento do participante no grupo de inscrição, somente para os grupos:
  • Profissionais CREA/CAU – carteira profissional;
  • Estudantes – carteira de estudante, declaração da instituição de ensino ou comprovante de matrícula nos cursos universitários pertinentes.

Caso um participante inscrito na corrida em uma determinada distância obtenha um resultado passível de premiação em outra distância da prova, a premiação não será concedida.

 

Não haverá premiação em dinheiro.

 

Não serão entregues medalhas para as pessoas que, mesmo inscritas, não participaram da corrida.

Os participantes que fizerem jus à premiação deverão comparecer ao pódio, assim que a cerimônia de premiação for iniciada e a sua categoria for chamada. O participante que não comparecer ao pódio durante a cerimônia de premiação, perderá o direito aos prêmios.

 

VALORES DAS INSCRIÇÕES

Considerando o primeiro lote até o dia 17 de novembro e o segundo lote, do dia 18 de novembro ao dia 1 de dezembro (término das inscrições):

 

GRUPO

Até 17/11

Até 01/12

Grupo 1) Sócios da SEAERJ

R$   72,00

R$   72,00

Grupo 2) Profissionais CREA/CAU

R$   72,00

R$   84,00

Grupo 3) Estudantes

R$   50,00

R$   60,00

Grupo 4) Pessoas com deficiência PCD

R$  50,00

R$  60,00

Grupo 5) Público em geral

R$   84,00

R$   90,00

Inscrição Coletiva – Possível negociar desconto especial

A definir

A definir

 

Além dos valores acima especificados será cobrada uma “taxa de conveniência” por parte da empresa especialmente contratada para a administração da plataforma de inscrições.

 

DESCONTOS ESPECIAIS

 

Maiores de 60 anos (nascidos até 1962), desconto de 50% conforme Legislação.

 

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

 

A prova acontecerá com qualquer condição climática.

 

PERCURSO

 

Plano, asfaltado, com 5 Km (1 volta) ou 10 Km (2 voltas), previamente escolhido pelos participantes no processo de inscrição e devidamente demarcado por sinalização específica e/ou orientação de staff, devendo ser respeitado integralmente sob pena de desclassificação.

Os participantes da categoria PCD só poderão competir na distância de 5 km.

 

IDADE MÍNIMA

 

A partir de 15 anos (nascidos a partir de 2007) para a distância de 5 Km ou 18 anos (nascidos a partir de 2004) para a distância de 10 Km. Os menores de 18 anos deverão apresentar autorização específica dos pais ou responsáveis, a ser baixada no link a seguir: AUTORIZAÇÃO

 

Esta autorização deverá ser apresentada na retirada do kit.

 

INSCRIÇÃO INTRANSFERÍVEL

 

Não será possível transferir a inscrição para outra pessoa ou outro evento. O competidor que ceder seu número de competição para outra pessoa estará incorrendo em crime de falsidade ideológica, e será desclassificado da prova além de estar sujeito às penalidades legais.

 

ALTERAÇÕES

 

Não será possível alterar a distância na qual o participante foi previamente inscrito. A única alteração possível é relativa ao grupo, caso o participante tenha optado de forma incorreta e não seja possível comprovar seu vínculo com o grupo previamente solicitado. Entretanto, caso seja possível a troca de grupo, este deverá arcar com a diferença do valor da inscrição.

 

ARREPENDIMENTO E REEMBOLSO DO VALOR DA INSCRIÇÃO

 

De acordo com o código de defesa do consumidor, o participante tem o prazo de 7 (sete) dias corridos após a data da compra para solicitar o cancelamento e estorno do valor da inscrição. O valor da inscrição não será devolvido depois dessa data.

 

Não haverá devolução da “taxa de conveniência” cobrada pela empresa prestadora de serviços de inscrições.

 

DESISTÊNCIA POR PROBLEMAS DE SAÚDE

 

Caso o participante apresente algum problema de saúde ou lesão que impeça sua participação no evento, não haverá reembolso do valor pago pela inscrição. O kit, no caso da compra da inscrição que contemple camiseta e/ou outros itens adicionais, deverá ser solicitado pelo e-mail do canal oficial do evento descrito inicialmente mediante apresentação do respectivo atestado médico. O prazo para solicitação do kit é de 7 (sete) dias após a data de realização da corrida. Informaremos o endereço onde o kit poderá ser retirado.

ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES

 

As inscrições serão encerradas no dia 01/12/2022 à meia-noite, podendo o prazo ser prorrogado devido à disponibilidade. Caso seja atingido o limite máximo de inscritos antes, as inscrições são encerradas imediatamente.

VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES

 

Os participantes são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas no processo de inscrição. Caso haja fraude comprovada, o participante será desclassificado da corrida e responderá por crime de falsidade ideológica.

 

RETIRADA DOS KITS

 

Os kits serão entregues nos dias 08/12/2023 (das 14 às 18 horas) e no dia 09/12/2023 (das 10 às 16 horas), na sede da SEAERJ na Rua do Russel, 1 – Glória.

 

Para a retirada do kit, o participante deverá apresentar o documento comprobatório de enquadramento no grupo solicitado e documento de identidade com foto.

 

Caso o kit seja retirado por outra pessoa, esta deverá estar qualificada para tal mediante apresentação da procuração específica, acompanhada de cópia do documento de identidade do participante (que ficará retido pela organização) e apresentação de documento de identidade com foto do procurador.

 

O participante que não retirar o seu kit na data e horário estipulados pela organização ficará impedido de participar da corrida e perderá o direito ao kit. Os kits não retirados não serão enviados aos corredores, sob nenhum motivo ou circunstância.

 

CONFERÊNCIA DO KIT

 

É obrigatória a conferência de todos os itens que compõe o kit no momento da retirada. Em caso de item faltante, deverá ser informado de imediato ao funcionário da organização presente no local da retirada dos kits.

 

O item faltante será entregue de imediato. Não serão aceitas reclamações ou alegações de itens faltantes após o momento da retirada do kit.

 

NÚMERO DE PEITO E CHIP

 

Para cada participante será fornecido um número de peito com chip que deve ser usado visivelmente no peito, acima da linha de cintura, sem rasura ou alterações, durante toda a realização da corrida, sendo passíveis de desclassificação as participantes que não cumprirem este artigo. Participantes sem número de peito e chip poderão ser retirados pela organização do evento de espaços reservados exclusivamente aos corredores.

 

PACING

 

O acompanhamento de participantes por treinadores e/ou assessoria esportiva, amigos, familiares, ou outro, com bicicleta e outros meios de marcadores de ritmo (pacers) resultarão na Desclassificação do participante.

 

ATENDIMENTO AOS PARTICIPANTES

 

Durante o trajeto da prova serão disponibilizados aos participantes pontos de hidratação em pelo menos três locais equidistantes do percurso, sendo o último na chegada. Na chegada serão distribuídas também frutas da estação.

 

Na arena de chegada será disponibilizado serviço de massagem aos participantes que completarem o percurso

 

No percurso serão instaladas placas indicativas da distância que falta para a conclusão da prova, a cada 2km, pelo menos.

 

RESPONSABILIDADES DOS PARTICIPANTES

 

Ao participar da prova, o participante assume a responsabilidade por seus dados fornecidos e aceita totalmente o Regulamento da Corrida, participando por livre e espontânea vontade, sendo conhecedor de seu estado de saúde e assumindo as despesas de transporte, hospedagem, alimentação e seguros ou quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na corrida, antes, durante e depois da mesma.

 

Todos os participantes deverão estar em dia com rigorosa avaliação médica para realização da corrida, pois a organização não se responsabilizará pela saúde dos mesmos, durante ou após a corrida.

 

O atleta inscrito é responsável pela decisão de participar da corrida, avaliando sua condição física e seu desempenho e julgando por si só se deve ou não continuar ao longo da competição.

 

No entanto, seguindo recomendação do médica, o diretor da corrida pode excluir um participante a qualquer momento, por razão de saúde.

 

Para qualquer tipo de emergência, haverá serviços de ambulância e segurança por todo o percurso da corrida, fornecidos pela organização.  No entanto, para atendimento emergencial aos participantes, haverá um serviço de remoção em ambulância, UTI móvel com equipe médica de prontidão. O atendimento médico propriamente dito, tanto de emergência como de continuidade, será efetuado na REDE PÚBLICA, sob responsabilidade da instituição pública, ou particular, quando solicitada pelo participante ou seu responsável legal, sob responsabilidade da empresa conveniada. A organização da corrida não tem responsabilidade sobre qualquer tipo de atendimento médico.   

 

SANITÁRIOS E GUARDA-VOLUMES

 

Serão colocados à disposição dos participantes: sanitários e guarda-volumes na região da largada / chegada da corrida.

 

A organização não se responsabilizará por qualquer objeto, equipamento, etc. deixado no guarda-volumes nem por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que porventura os participantes venham a sofrer durante a participação em qualquer etapa da corrida. Este serviço é uma cortesia aos participantes.

 

Não haverá reembolso por parte da organização, bem como por seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes no evento, por qualquer motivo, nem por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que porventura os participantes venham a sofrer durante a participação neste evento.

 

AUTORIZAÇÃO DO USO DE IMAGEM

 

Ao participar deste evento, cada participante aceita incondicionalmente e concorda em ter sua imagem divulgada através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos à corrida, sem acarretar nenhum ônus aos organizadores, renunciando o recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com tais direitos, aos patrocinadores ou meios de comunicação em qualquer tempo/data. Filmes e fotografias relativos à corrida têm o direito reservado aos organizadores. Qualquer forma de divulgação ou interesse em destinar um profissional para a cobertura do evento estará sujeita à aprovação dos organizadores da corrida por escrito.

Ao se inscrever nesta corrida, o participante assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste Regulamento, ficando de acordo com todos os itens supracitados e acata todas as decisões da organização, comprometendo-se a não recorrer a nenhum órgão ou Tribunal, no que diz respeito a qualquer punição imputada pelos organizadores do evento.

 

Qualquer reclamação sobre o resultado da competição deverá ser feita, por escrito, em até trinta minutos após a divulgação do resultado oficial.

As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela Comissão Organizadora

de forma soberana, não cabendo recurso a estas decisões.